Introdução
O desenvolvimento vocacional tem sido descrito enquanto "fenómeno que ocorre ao longo da vida do indivíduo, sendo influenciado, nos seus processos, por factores individuais, relacionais e contextuais” (Vondraceck, Lerner & Schulenberg, 1986, in Araújo, Taveira & Lemos, 2004, p.199).
O desenvolvimento vocacional acompanha o desenvolvimento psicológico, sendo, portanto, um processo que se inicia precocemente na infância e se vai desenvolvendo na adolescência e adultez, implicando uma interacção ativa com o meio, o que vai possibilitar a atribuição de um sentido a si próprio.
A par da construção da identidade, a escolha de uma área vocacional, de uma carreira/profissão é uma das principais tarefas da adolescência. O adolescente vai conseguindo progressivamente descentrar-se considerar diversas possibilidades, projetar-se no futuro, colocar hipóteses, avaliá-las, ponderá-las, comprometer-se a ter em consideração as perspectivas dos outros. A exploração inclui momentos de reflexão, de análise, de questionamento, de moda a que seja possível a integração das mesmas e a construção de um projecto pessoal. Ao interagir, o aluno vai explorando alternativas e possibilidades e vai-se confrontando com elas, construindo desta forma uma ideia acerca de si e do mundo (Campos e Coimbra, 1991).
Objetivos Gerais do Programa: 11º ano… e agora?
- Promover o desenvolvimento vocacional;
- Promover a exploração vocacional e a definição de um projeto escolar e profissional;
- Promover o autoconhecimento através de processos auto exploratórios;
- Promover o conhecimento sobre o acesso ao ensino superior;
- Consciencializar para a tomada de decisão vocacional em fase de transição.
1ª Sessão: “Eu e a Atividade de Autoexploração”
Objetivos:
- Sensibilizar os alunos para a importância de assumirem um papel ativo na condução dos seus projetos e na identificação dos recursos necessários à sua concretização;
- Promover a exploração vocacional e o aprofundamento dos interesses profissionais;
- Promover o conhecimento geral sobre as disciplinas de opção (12º ano), o acesso ao ensino superior e as provas de ingresso;
- Consciencializar os alunos acerca da importância de explorar informação relevante acerca das oportunidades de formação existentes após o 12º ano de escolaridade e de ingresso no mercado de trabalho;
- Relacionar percursos de formação e áreas de atividades profissionais.
Material:
- Computador
- Projetor
- Plataforma digital do SPO
- Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2
- Matrizes dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH)
- Programas e Orientações Curriculares das disciplinas de opção para os cursos cientifico-humanisticos:
- Atividade de autoexploração
- Informações sobre Profissões e Ingresso no Mundo doTrabalho;
- Informações sobre Acesso ao Ensino Superior
- lnformações- Guia Geral de exames 2019
Duração: 90 minutos ou variável .
Contexto: intracurricular
Dinamizadores: Técnico do SPO e Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação
----------------------------------------------------------- *-------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------- *-------------------------------------------------------------
Matrizes dos CCH:
- Ciências e Tecnologias
- Ciências Socioeconómicas
- Línguas e Humanidades
- Artes Visuais
Oferta de disciplinas de opção da componente de formação específica no 12º ano:
- ESM (Consulta a oferta da tua escola)
- ESVV (Consulta a oferta da tua escola)
Programas das disciplinas de opção da componente de formação específica no 12º ano
Artes Visuais:
d) e) Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito, Economia C, Filosofia A, Geografia C, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III, Psicologia B
Ciências e Tecnologias:
d) e) Antropologia , Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da literatura, Direito, Economia C, Filosofia A, Geografia C, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III , Psicologia B
Línguas e Humanidades:
c) Filosofia A, Geografia C, Latim B, Língua Estrangeira I, II ou III, Literaturas de Língua Portuguesa, Psicologia B, Sociologia
d) e) Antropologia, Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da Literatura, Direito , Economia C, Grego
Ciências Socio-Económicas:
d) e) Antropologia , Aplicações Informáticas B, Ciência Política, Clássicos da literatura, Direito, Filosofia A, Grego, Língua Estrangeira I, II ou III , Psicologia B
2ª Sessão: “Eu e a Indecisão”
Objetivos:
- Prestar apoio a situações de indecisão vocacional
- Promover a tomada de decisão vocacional e a planificação de um projeto escolar e profissional
Material:
- Computador
- Projetor
- Plataforma digital do SPO
- Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2
- Matrizes dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH)
- Programas e Orientações Curriculares das disciplinas de opção para os cursos cientifico-humanisticos:
- Atividade de autoexploração
- Informações sobre Profissões e Ingresso no Mundo doTrabalho;
- Informações sobre Acesso ao Ensino Superior
- lnformações- Guia Geral de exames 2019
Duração: variável
Contexto: extracurricular, em regime de auto acesso
Dinamizadores:Técnico do SPO e Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação
Sem comentários:
Enviar um comentário