sábado, 7 de fevereiro de 2015

Programa de orientação vocacional: 11º ano e agora?


Introdução 

O desenvolvimento vocacional tem sido descrito enquanto "fenómeno que ocorre ao longo da vida do indivíduo, sendo influenciado, nos seus processos, por factores individuais, relacionais e contextuais” (Vondraceck, Lerner & Schulenberg, 1986, in Araújo, Taveira & Lemos, 2004, p.199).
O desenvolvimento vocacional acompanha o desenvolvimento psicológico, sendo, portanto, um processo que se inicia precocemente na infância e se vai desenvolvendo na adolescência e adultez, implicando uma interacção ativa com o meio, o que vai possibilitar a atribuição de um sentido a si próprio.
A par da construção da identidade, a escolha de uma área vocacional, de uma carreira/profissão é uma das principais tarefas da adolescência. O adolescente vai conseguindo progressivamente descentrar-se considerar diversas possibilidades, projetar-se no futuro, colocar hipóteses, avaliá-las, ponderá-las, comprometer-se a ter em consideração as perspectivas dos outros. A exploração inclui momentos de reflexão, de análise, de questionamento, de moda a que seja possível a integração das mesmas e a construção de um projecto pessoal. Ao interagir, o aluno vai explorando alternativas e possibilidades e vai-se confrontando com elas, construindo desta forma uma ideia acerca de si e do mundo (Campos e Coimbra, 1991).


Objetivos Gerais do Programa: 11º ano… e agora?
  • Promover o desenvolvimento vocacional;
  • Promover a exploração vocacional e a definição de um projeto escolar e profissional;
  • Promover o autoconhecimento através de processos auto exploratórios;
  • Promover o conhecimento sobre o acesso ao ensino superior;
  • Consciencializar para a tomada de decisão vocacional em fase de transição.

1ª Sessão: “Eu e a Atividade de Autoexploração”


Objetivos:

  • Sensibilizar os alunos para a importância de assumirem um papel ativo na condução dos seus projetos e na identificação dos recursos necessários à sua concretização;
  • Promover a exploração vocacional e o aprofundamento dos interesses profissionais;
  • Promover o conhecimento geral sobre as disciplinas de opção (12º ano), o acesso ao ensino superior e as provas de ingresso;
  • Consciencializar os alunos acerca da importância de explorar informação relevante acerca das oportunidades de formação existentes após o 12º ano de escolaridade e de ingresso no mercado de trabalho;
  • Relacionar percursos de formação e áreas de atividades profissionais.
Material:

Duração: 90 minutos ou variável .
Contexto: intracurricular
Dinamizadores: Técnico do SPO e Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação

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Matrizes dos CCH:

    • Ciências e Tecnologias
    • Ciências Socioeconómicas
    • Línguas e Humanidades
    • Artes Visuais

Oferta de disciplinas de opção da componente de formação específica no 12º ano: 


- ESM  (Consulta a oferta da tua escola)
- ESVV (Consulta a oferta da tua escola)


Programas das disciplinas de opção da componente de formação específica no 12º ano



Artes Visuais:

Ciências e Tecnologias:

Línguas e Humanidades:

Ciências Socio-Económicas:

                          2ª Sessão: “Eu e a Indecisão”

Objetivos:
  • Prestar apoio a situações de indecisão vocacional
  • Promover a tomada de decisão vocacional e a planificação de um projeto escolar e profissional
Material:
Duração: variável
Contexto: extracurricular, em regime de auto acesso
Dinamizadores:Técnico do SPO e Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação





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