Conclusões
Sublinhamos a nossa consciência que qualquer proposta da nossa parte sempre apresentará significativas limitações, simplesmente porque é abismal a discrepância entre os recursos técnicos existentes neste serviço e as necessidades desta nova realidade escolar. Partindo desta convicção o que procuramos explorar são estratégias que procurem a maximização da ação deste SPO, que conta apenas com um técnico. Ainda que se apresente uma proposta de organização e funcionamento deste SPO que faça face a esta reestruturação desta(s) comunidade(s) escolare(s), é da convicção absoluta deste serviço não perder a perspetiva do seu enquadramento legal em termos de área de influência.
Não podemos finalizar sem deixar de referir que toda a situação acima apresentada fica agravada pelo fato, tão ou mais importante, destas escolas/SPO se inserirem num meio sociocultural significativamente desfavorecido e com focos preocupantes de disfuncionalidade das famílias dos nossos alunos, intensificando as necessidades da ação da Psicologia Escolar e da Educação. O fato deste serviço e respetivas escolas integrarem uma bolsa de núcleos de estágios curriculares e profissionais no âmbito da Psicologia, não determina por si só, a garantia da existência, em cada ano letivo, da colaboração de mais profissionais. Reforçamos, deste modo, a necessidade de abertura de concurso para, pelo menos mais dois psicólogos a integrar este SPO – uma para o AEVV e outro para a ESVV, de forma a garantir o mínimo de recursos técnicos, e tornar mais comportável a trabalho a desenvolver com a comunidade educativa abrangida.
A Psicóloga Coordenadora, Dr.ª Ana Leite, cédula profissional n.º7790 pela Ordem dos Psicólogos
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