domingo, 13 de janeiro de 2019

METODOLOGIA DE PROJETO “SER TUTOR”




Domínios de intervenção
·    Desenvolvimento Pessoal nas vertentes Biológica e Psicossexual, Vocacional, Académica, e Sócioafetiva
·    Auto-conceito
·    Aspirações Académicas
·    Interesses Escolares e Profissionais/ Reorientação do Percurso Escolar
·    Autoregulação no Estudo
·    Motivação para a Realização Escolar
·    Comunicação e Relacionamento Interpessoal
·    Capacitação Parental

População alvo: Todos os alunos com necessidade de promoção do sucesso/ progresso escolar e respetivo Encarregado de Educação e Família

Parcerias em regime de estreita colaboração com Tutor:,  Diretor de Turma/ Conselho de Turma,

Consultores/Parceiros: de acordo com as necessidades emergentes, Equipa Multidisciplinar de Apoio à Inclusão (EMAEI); Projeto de Promoção e de Educação para a Saúde (PES/GIAA); Serviço de Psicologia e Orientação (SPO); Área Disciplinar de Educação Especial (ADEE); Outros internos (ex. Gabinetes de Apoio ao Aluno), e externos (Ex: Escola Segura, CLDS3G, Cáritas, entre outros).

Metodologias de Intervenção:
·         Dinâmicas de grupo
·         Role-Playing
·         Conversas em Círculo
·         Estudos de caso
·         Visualização de vídeos
·         Discussão dirigida
·         Fantasia Guiada

Avaliação:
·         Grelhas de monitorização das sessões
·         Uso de questionários de avaliação inicial e final

Proposta original criada por Ana Leite (Psicóloga CP 7790/Coord SPO AESM),
Susana Gomes (Psicóloga CP 9497/ Coord SPO ESVV)

Sem comentários:

Enviar um comentário