sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ação de Formação Competências de Comunicação e Relacionamento Interpessoal


Parte das dificuldades de relacionamento interpessoal provêm de um reportório muito limitado ou desajustado de comportamentos sociais que o individuo conhece ou sabe usar, provavelmente, devido a uma lacuna na sua história pessoal de aprendizagem social. Esta lacuna pode ter posteriormente reflexos negativos nos vários contextos de vida; podendo observar-se que parte dos problemas profissionais esteja associada a dificuldades de comunicação e de relacionamento interpessoal no contexto de trabalho. Os indivíduos podem, nesta condição, experienciar dificuldade na mediação de conflitos relacionais no posto de trabalho, e consequentemente, insatisfação, desmotivação e/ou baixo rendimento profissional através da implementação de programas/ações de aprendizagem de competências sociais, poderão ser criadas algumas condições necessárias para operacionalizar uma mudança na forma como os indivíduos agem e interagem no seu contexto de trabalho.

A ação de formação Competências de Comunicação e Relacionamento Interpessoal, creditada pelo Centro de Formação do Alto Cávado, dirige-se a um grupo de profissionais que desempenha um papel estratégico na escola do ponto de vista relacional e comunicacional, o pessoal não docente (PND), onde se integram os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Estes, pelas funções que lhes estão inerentes, contatam diretamente com encarregados de educação, professores, alunos e outros, e frequentemente experienciam situações de conflito relacional.

Com esta acção de 16 horas de duração, dinamizada pelos técnicos deste SPO, pretende-se uma intervenção cujo objetivo seja diminuir a desmotivação, insatisfação e baixo rendimento profissional derivado de problemas ao nível da comunicação e do relacionamento interpessoal no contexto de trabalho. Estes programas/ações destinam-se prioritariamente a proporcionar um conjunto de experiências que permitam diversificar e melhorar o reportório comportamental dos profissionais-alvo. Pretende-se, por conseguinte, ao longo de nove módulos (abaixo indicados) melhorar as dinâmicas relacionais estabelecidas, neste caso na escola, nomeadamente entre o pessoal não docente e os agentes que com estes interagem.

Módulo 1- Introdução 1h
Módulo 2-Dimensões verbais e não-verbais da comunicação 2h
Módulo 3- Competências para se deixar conhecer 2h
Módulo 4- Competências para escutar e responder 2h
Módulo 5- Competências de mudança e influência 2h
Módulo 6- Estilos de Comunicação 2h
Módulo 7- Competências para uma participação eficaz no grupo 2h
Módulo 8- Gestão de conflitos e resolução de problemas 2h
Módulo 9- Avaliação dos formandos e da ação 1h


Ana Leite (coordenadora do SPO, com sede na EB23VV/AEVV e área de influência na ESVV)

Susana Gomes (técnica contratada pela ESVV)















Sem comentários:

Enviar um comentário