domingo, 5 de janeiro de 2014

Programa de Orientação Vocacional "12ºano...e agora?"


Índice


Introdução
     Objetivos Gerais
     Sessões
                  Sessão 0  - Divulgação do programa
                  1ª Sessão – Exploração do Processo de Acesso ao Ensino Superior e
           Técnicas de Procura de Emprego
                  2ª Sessão - Atividades de autoexploração vocacional
  3ª Sessão - Eu e a Indecisão (Autoacesso) 
  4ª sessão -   Participação em Fóruns/ Mostras Vocacionais
  5ª Sessão -  “Apoio à candidatura ao ensino superior”



Introdução


A orientação vocacional deve ser encarada como um processo que promove a aquisição dos conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para lidar, ao longo da vida, com os acontecimentos, com as mudanças e com as transições da carreira. Este processo, visa o ensino e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos úteis, quer em situações de tomada de decisão, quer em situações de adaptação a contextos de trabalho, ou ainda a capacidade de evoluir no seu papel de profissional.

A adolescência é pois uma das fases mais adequadas ao estudo do comportamento vocacional e do desenvolvimento da carreira, sendo uma fase de crescimento, em que o desenvolvimento vocacional sofre uma aceleração significativa. É entre os 15 e os 24 anos, no estádio da Exploração, que ocorre um incremento da consciência das características pessoais, bem como o ensaio de novos papéis, quer ao nível da imaginação, quer da realidade (Super, 1957 cit in Taveira, 2005). Seguindo esta linha de pensamento, os programas de orientação vocacional devem pois conceder aos alunos, o direito e reconhecimento da sua capacidade para tomar decisões e para elaborar planos para o seu futuro. 



Objetivos Gerais do Programa "12º ano… e agora?

· Promover o desenvolvimento vocacional;
· Promover a exploração vocacional e a definição de um projeto escolar e profissional;
· Promover o autoconhecimento através de processos autoexploratórios;
· Promover o conhecimento sobre o acesso ao ensino superior;
· Promover o conhecimento sobre  técnicas de procura de emprego;
· Consciencializar para a tomada de decisão vocacional em fase de transição escolar.

Sessão 0: “Divulgação do programa”

Objetivos:
1. Divulgar o programa “12º ano… e agora?” junto dos Coordenadores de DT, Diretores de Turma, Pais e Encarregados de Educação;
2. Planificação e calendarização das sessões

Duração: variável
Contexto: extra ou intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                          Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou

    Centro Qualifica, ou outros profissionais com funções no âmbito da     orientação, se existentes

1ª Sessão – “Exploração do Processo de Acesso ao Ensino Superior e

 Técnicas de Procura de Emprego”

Objetivos:
- Sensibilizar os alunos para a importância de assumirem um papel ativo na condução dos seus projetos e na identificação dos recursos necessários à sua concretização;
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de acesso ao ensino superior e/ou oportunidades de formação existentes após o 12º ano de escolaridade;
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de procura de emprego;

- Relacionar percursos de formação e áreas de atividades profissionais;

- Promover nos alunos a identificação e integração num subgrupo de trabalho, conforme pretendam: Grupo 1: Acesso ao Ensino Superior após conclusão do 12ºano; Grupo 2: Indecisão entre acesso ao ensino superior ou trabalhar após conclusão do 12ºano e Grupo 3: Ingresso no mercado de trabalho após conclusão do 12ºano.

- Promover a autoexploração vocacional

Material:
- Computador com acesso à Internet
- Projetor
- Plataforma digital do SPO: 
https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Atividade de autoexploração (folha A3)

Duração: 90 minutos
Contexto: intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                           Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou
      Centro Qualifica, ou outros profissionais com funções no  âmbito da orientação, se existentes

2ª Sessão – “Atividades de autoexploração vocacional”

Objetivos:

- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de acesso ao ensino superior e/ou oportunidades de formação existentes após o 12º ano de escolaridade;
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de procura de emprego;
- Relacionar percursos de formação e áreas de atividades profissionais;
- Promover a autoexploração vocacional

Material:
- Computador com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: 
https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Atividade de autoexploração (folha A3)

Duração: 90 minutos
Contexto: extracurricular
                     


3ª Sessão – “Eu e a Indecisão (Autoacesso)”

Objetivos:

- Prestar apoio a situações individuais de indecisão vocacional
- Promover a tomada de decisão vocacional e a planificação de um projeto escolar e profissional

Material:
- Computador com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: 
https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Outros: utilizados nas sessões 2ª e 3ª
- Instrumentos de avaliação de interesses vocacionais, se necessário

Duração: 90 minutos
Contexto: extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                        

4ª Sessão – “Participação em Fóruns/ Mostras/ Workshops Vocacionais”

Objetivos:

- Promover competências de autoexploração escolar e profissional ativa
- Promover o contato com representantes de diversas entidades de ensino superior público, privado e cooperativo
- Promover o contato com representantes de entidades relacionadas com o trabalho

Material:
- Computador(es) com acesso à Internet
- Projetor(es)
- Mesas
- Cadeiras
- Painéis
- Extensões elétricas
- Garrafas de água
- Logística ampla
- Transporte, conforme necessidade

Duração: 90 minutos/ variável
Contexto: intra ou extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                           Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou
      Centro Qualifica, ou outros profissionais com funções no
      âmbito da orientação, se existentes
Obs: Este tipo de atividade pode ser realizada como sessão independente, ou articulada e em simultâneo com uma das sessões anteriores, por exemplo a 1ª sessão.


5ª Sessão – “Apoio à Candidatura ao Ensino Superior”


Objetivos:

- Prestar apoio à tomada de decisão vocacional
- Apoio ao processo de candidatura a licenciaturas, mestrados integrados, ou cursos técnicos superiores profissionais


Material:
- Computadores com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: 
https://spo-ana-susana.blogspot.pt/

Duração: Variável
Contexto: Extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                           Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou
   Centro Qualifica, ou outros profissionais com funções no
   âmbito da orientação, se existentes



Sem comentários:

Enviar um comentário