Índice
Introdução
Objetivos
Gerais
Sessões
Sessão
0 - Divulgação do programa
1ª
Sessão – Exploração do Processo de Acesso ao Ensino Superior e
Técnicas de Procura de Emprego
2ª Sessão - Atividades de autoexploração
vocacional
3ª Sessão - Eu e a Indecisão (Autoacesso)
4ª sessão - Participação
em Fóruns/ Mostras Vocacionais
5ª Sessão - “Apoio à candidatura ao
ensino superior”
Introdução
A orientação vocacional deve ser encarada como um processo que promove a aquisição dos conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para lidar, ao longo da vida, com os acontecimentos, com as mudanças e com as transições da carreira. Este processo, visa o ensino e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos úteis, quer em situações de tomada de decisão, quer em situações de adaptação a contextos de trabalho, ou ainda a capacidade de evoluir no seu papel de profissional.
A adolescência é pois uma das fases mais adequadas ao estudo do comportamento vocacional e do desenvolvimento da carreira, sendo uma fase de crescimento, em que o desenvolvimento vocacional sofre uma aceleração significativa. É entre os 15 e os 24 anos, no estádio da Exploração, que ocorre um incremento da consciência das características pessoais, bem como o ensaio de novos papéis, quer ao nível da imaginação, quer da realidade (Super, 1957 cit in Taveira, 2005). Seguindo esta linha de pensamento, os programas de orientação vocacional devem pois conceder aos alunos, o direito e reconhecimento da sua capacidade para tomar decisões e para elaborar planos para o seu futuro.
Objetivos Gerais do Programa "12º ano… e agora?
· Promover o desenvolvimento vocacional;
· Promover a exploração vocacional e a definição de um projeto escolar e profissional;
· Promover o autoconhecimento através de processos autoexploratórios;
· Promover o conhecimento sobre o acesso ao ensino superior;
· Promover o conhecimento sobre técnicas de procura de emprego;
· Consciencializar para a tomada de decisão vocacional em fase de transição escolar.
Sessão 0: “Divulgação do programa”
Objetivos:
1. Divulgar o programa “12º ano… e agora?” junto dos Coordenadores de DT, Diretores de Turma, Pais e Encarregados de Educação;
1. Divulgar o programa “12º ano… e agora?” junto dos Coordenadores de DT, Diretores de Turma, Pais e Encarregados de Educação;
2. Planificação e calendarização das
sessões
Duração: variável
Contexto: extra ou intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Contexto: extra ou intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Docente(s) de
Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou
Centro Qualifica, ou outros profissionais
com funções no âmbito da orientação,
se existentes
1ª Sessão
– “Exploração do Processo de Acesso ao Ensino Superior e
Técnicas de Procura de Emprego”
Objetivos:
- Sensibilizar os alunos para a importância de assumirem um papel ativo na
condução dos seus projetos e na identificação dos recursos necessários à sua
concretização;
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de acesso ao ensino
superior e/ou oportunidades de formação existentes após o 12º ano de escolaridade;
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de procura de emprego;
- Relacionar percursos de formação e áreas de
atividades profissionais;
- Promover nos alunos a identificação e integração num subgrupo de trabalho, conforme
pretendam: Grupo 1: Acesso ao Ensino Superior após conclusão do 12ºano; Grupo
2: Indecisão entre acesso ao ensino superior ou trabalhar após conclusão do
12ºano e Grupo 3: Ingresso no mercado de trabalho após conclusão do 12ºano.
- Promover a autoexploração vocacional
- Computador com acesso à Internet
- Projetor
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Atividade de autoexploração (folha A3)
- Informações sobre Profissões e Ingresso no Mundo doTrabalho;
- Informações sobre Acesso ao Ensino Superior
- lnformações- Guia Geral de exames 2019
- Informações sobre Acesso ao Ensino Superior
- lnformações- Guia Geral de exames 2019
Duração: 90 minutos
Contexto: intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Contexto: intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Docente(s) de
Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou
Centro Qualifica, ou outros profissionais
com funções no âmbito da orientação, se existentes
2ª
Sessão – “Atividades de autoexploração vocacional”
Objetivos:
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de acesso ao ensino superior e/ou oportunidades de formação existentes após o 12º ano de escolaridade;
- Promover o conhecimento dos alunos acerca do processo de procura de emprego;
- Relacionar percursos de formação e áreas de
atividades profissionais;
- Promover a autoexploração vocacional
- Promover a autoexploração vocacional
Material:
- Computador com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Atividade de autoexploração (folha A3)
- Informações sobre Profissões e Ingresso no Mundo doTrabalho;
- Informações sobre Acesso ao Ensino Superior
- Informações sobre Acesso ao Ensino Superior
Duração: 90 minutos
Contexto: extracurricular
Contexto: extracurricular
3ª Sessão – “Eu e a Indecisão (Autoacesso)”
Objetivos:
- Prestar apoio a situações individuais de indecisão vocacional
- Promover a tomada de decisão vocacional e a planificação de um projeto escolar e profissional
Material:
- Computador com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Outros: utilizados nas sessões 2ª e 3ª
- Instrumentos de
avaliação de interesses vocacionais, se necessário
Duração: 90 minutos
Contexto: extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Contexto: extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
4ª
Sessão – “Participação em Fóruns/ Mostras/ Workshops Vocacionais”
Objetivos:
- Promover competências de autoexploração escolar e profissional ativa
- Promover o contato com representantes de diversas entidades de ensino superior público, privado e cooperativo
- Promover o contato com representantes de entidades relacionadas com o trabalho
Material:
- Computador(es) com acesso à Internet
- Projetor(es)
- Computador(es) com acesso à Internet
- Projetor(es)
- Mesas
- Cadeiras
- Painéis
- Extensões elétricas
- Garrafas de água
- Cadeiras
- Painéis
- Extensões elétricas
- Garrafas de água
- Logística ampla
- Transporte, conforme necessidade
Duração: 90
minutos/ variável
Contexto: intra ou extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Contexto: intra ou extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Docente(s) de
Gabinetes de Apoio ao Aluno, ou
Centro Qualifica, ou outros profissionais
com funções no
âmbito da orientação, se existentes
Obs: Este tipo de atividade pode ser realizada como
sessão independente, ou articulada e em simultâneo com uma das sessões
anteriores, por exemplo a 1ª sessão.
5ª Sessão – “Apoio à Candidatura ao Ensino Superior”
Objetivos:
- Prestar apoio à
tomada de decisão vocacional
- Apoio ao processo
de candidatura a licenciaturas, mestrados integrados, ou cursos técnicos
superiores profissionais
Material:
- Computadores com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Computadores com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
Duração: Variável
Contexto: Extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Contexto: Extracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno,
ou
Centro Qualifica, ou outros profissionais
com funções no
âmbito da orientação, se existentes
Sem comentários:
Enviar um comentário