segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Programa de Orientação Vocacional "9ºano...e agora?"



      Índice 
      Introdução
      Objetivos gerais
      Sessões do Programa Após o 9º ano “9ºano...e agora?"

       - Sessão 0 – Divulgação do programa
            - 1ª Sessão – Exploração do Sistema Educativo e Formativo 
            - 2ª Sessão - Autoexploração Escolar e Profissional
            - 3ª Sessão – Autoexploração/ Tomada de decisão vocacional
            - 4ª Sessão – Eu e a Indecisão (Autoacesso)   
            - 5ª Sessão – Promoção de Competências de Entrevista a Profissionais e Alunos
            - 6ª Sessão – Participação em Mostras/Fóruns de Profissões e Cursos
            - 7ª Sessão – Tomada de Decisão: apoio ao processo de matrículas      

    Introdução
    A orientação vocacional deve ser encarada como um processo que promove a aquisição dos conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para lidar, ao longo da vida, com os acontecimentos, com as mudanças e com as transições da carreira. Este processo, visa o ensino e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos úteis, quer em situações de tomada de decisão, quer em situações de adaptação a contextos de trabalho, ou ainda a capacidade de evoluir no seu papel de profissional.

A adolescência é pois uma das fases mais adequadas ao estudo do comportamento vocacional e do desenvolvimento da carreira, sendo uma fase de crescimento, em que o desenvolvimento vocacional sofre uma aceleração significativa. É entre os 15 e os 24 anos, no estádio da Exploração, que ocorre um incremento da consciência das características pessoais, bem como o ensaio de novos papéis, quer ao nível da imaginação, quer da realidade (Super, 1957 cit in Taveira, 2005). Seguindo esta linha de pensamento, os programas de orientação vocacional devem pois conceder aos alunos, o direito e reconhecimento da sua capacidade para tomar decisões e para elaborar planos para o seu futuro.

     Este programa, a decorrer no 2º e 3º período, tem como público-alvo os alunos finalistas do 9ºano do ensino geral ou alternativo.
     
     Objetivos gerais 
     
     Promover o desenvolvimento vocacional;
     Promover a exploração vocacional e a definição de um projeto escolar e profissional;
     Promover o autoconhecimento através de processos autoexploratórios;
     Promover o conhecimento geral sobre o acesso ao ensino superior;
     Promover o conhecimento geral sobre o mercado de trabalho;
     Consciencializar para a tomada de decisão vocacional em fase de transição escolar.
     Sessão 0 – Divulgação do Programa

Objetivos:

1  Divulgar o programa “9º ano… e agora?” junto dos coordenadores de DT, diretores de turma, Pais e Encarregados de Educação;

2   Planificação e calendarização das sessões

      Duração: variável
Contexto: extra ou intracurricular 
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                               Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação,                                se existentes

1ª sessão – Exploração do Sistema Educativo e Formativo


Objetivos:
1.    Promover o conhecimento sobre o sistema educativo e formativo português.
2.    Promover nos alunos a identificação com um tipo de curso/percurso (aceitar uma posição de indecisão entre um ou outro tipo de curso/percurso);
3.    Promover nos alunos a identificação e integração num subgrupo de trabalho, conforme pretendam: Grupo 1: Acesso ao Ensino Superior após conclusão do 12ºano; Grupo 2: Indecisão entre acesso ao ensino superior ou trabalhar após conclusão do 12ºano e Grupo 3.  Ingresso no mercado de trabalho após conclusão do 12ºano (roleplyaing: CCH com 12º ano concluído; CP com 12º ano concluído; CP com frequência de 3 anos e módulos em atraso).
4.  Promover o conhecimento sobre a estrutura dos cursos do ensino secundário – cientifico-humanísticos, profissionais e do ensino artístico e especializado.
5.   Promover o conhecimento geral sobre o acesso ao ensino superior e provas de ingresso, estabelecendo a devida associação ao percurso curricular do ensino secundário.

Variante 2 – Percursos Alternativos

1. Promover nos alunos a identificação e integração num subgrupo de trabalho, conforme pretendam: Grupo 1: Acesso ao Ensino Superior/CET/CTESP após conclusão do 12ºano; Grupo 2: Indecisão entre acesso ao ensino superior/CET/CTESP ou trabalhar após conclusão do 12ºano e Grupo 3: Ingresso no mercado de trabalho após conclusão do 12ºano (Roleplaying CV: Conclusão 100% dos módulos; Conclusão de 70% dos módulos; Conclusão de menos de 70%).

2. Promover o conhecimento sobre a estrutura dos cursos do ensino secundário – cientifico-humanísticos, profissionais, vocacionais, aprendizagem.

3. Promover o conhecimento geral sobre o prosseguimento de estudos no ensino superior/ CET/CTESP e provas de ingresso, estabelecendo a devida associação ao percurso curricular do ensino secundário, conforme características e interesses da turma.

Material:
- Computador com acesso à internet
- Projetor
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2  
Decreto-Lei nº 272-2007 de 26 de Julho
Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 Julho
-
Cursos Científico-Humanísticos:  

  •   Ciências e Tecnologias 
  •   Ciências Socioeconómicas 
  •   Línguas e Humanidades 
  •   Artes Visuais


Duração: 90 minutos
Contexto: intracurricular, ou no remanescente do DT
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                           Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação,                               se existentes

2ª sessão – Auto-exploração escolar e profissional 

Objetivos:
1. Acionar as atividades de exploração de cada um dos três subgrupos de trabalho.
2. Promover um papel ativo na exploração vocacional e no planeamento de projeto escolar e profissional;
3. Relacionar percursos formativos e áreas de atividades profissionais;
4. Relacionar planos curriculares e provas de ingresso ao ensino superior;
5. Explorar informação geral sobre o mercado de trabalho e atividades profissionais;
6. Favorecer a tomada de decisão vocacional relativamente ao percurso a ingressar no ensino secundário
Material
- Computadores com acesso à Internet
- Projetor
- Atividade de autoexploração (folha A3)
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2  
Cursos Científico-Humanísticos (matriz curricular)
  •   Ciências e Tecnologias 
  •   Ciências Socioeconómicas 
  •   Línguas e Humanidades 
  •   Artes Visuais
Outras fontes:
- Acesso ao ensino superior: http://www.dges.mec.pt/guias/
- Profissões:
      - Plataforma de Profissões - Design the Future - http://designthefuture.pt/ 
      - Guia das Profissões
       - Cidade das Profissões - http://cdp.portodigital.pt/
Cursos Científico-Humanísticos (matriz curricular)
Duração: 90 minutos
Contexto: intracurricular ou no remanescente do DT
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                          Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de
                          orientação, se existentes Especializado, e outras
Cursos Científico-Humanísticos (matriz curricular)























3ª sessão – Auto-exploração/ Tomada de decisão Vocacional

Objetivos:
1. Promover um papel ativo na exploração vocacional e no planeamento de projeto escolar e profissional;
2. Relacionar percursos formativos e áreas de atividades profissionais;
3. Relacionar planos curriculares e provas de ingresso ao ensino superior;
4. Explorar informação geral sobre o mercado de trabalho e atividades profissionais;
5. Favorecer a tomada de decisão vocacional relativamente ao percurso a ingressar no ensino secundário.


Material:
- Computadores com acesso à Internet
- Projetor
- Atividade de autoexploração (folha A3)
- Registo final de opções
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2  

Cursos Científico-Humanísticos (matriz curricular)
Outras fontes:
- Acesso ao ensino superior: http://www.dges.mec.pt/guias/
- Profissões:
      - Plataforma de Profissões - Design the Future - http://designthefuture.pt/ 
      - Guia das Profissões
       - Cidade das Profissões - http://cdp.portodigital.pt/


Duração: 90 minutos
Contexto: intracurricular ou no remanescente do DT
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO

                           Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de
                           orientação, se existentes




4ª sessão – Eu e a Indecisão (Auto-acesso)

Objetivos:
1.    Prestar apoio a situações de indecisão vocacional e/ou concluir atividades de auto-exploração ainda em curso
2.    Promover a tomada de decisão vocacional e favorecer a planificação do respetivo projeto escolar e profissional

Material:
- Computador com acesso à Internet
- Outros: utilizados nas sessões 2ª e 3ª


Duração: variável
Contexto: extracurricular, em regime de auto acesso
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO

5ª sessão – Promoção de Competências de Entrevista a Profissionais e Alunos
Objetivos:
1. Promover competências de exploração ativa em contexto de Mostras ou Fóruns Vocacionais, e/ou de Visita a contextos de trabalho ou de ensino

Material:

- Computadores com acesso à Internet
- Projetor
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
Guião de entrevista a um profissional
Guião de entrevista a um aluno do ensino secundário
Dicas para realizar uma entrevista 

Duração: 90 minutos

Contexto: intracurricular ou no remanescente do DT
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
                          Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação,                               se existentes



6ª sessão – Participação em Mostras/ Foruns de Profissões e Cursos

Objetivos:
1. Promover a exploração do meio escolar e o conhecimento das ofertas formativas locais
2. Promover o contato com representantes de diversas áreas profissionais
3. Promover o contato com alunos finalistas de diversos percursos formativos do ensino secundário

Recursos Humanos:
- Representantes de diversas áreas profissionais;
- Alunos (finalistas) do Ensino Secundário e Profissional
- Alunos do 9º ano para constituir o grupo de receção aos convidados
- Alunos finalistas do 12º ano para constituir o grupo de organização do espaço da Feira

Recursos Materiais:
- Logística com espaço amplo
- Computadores com acesso à Internet

- Projetor
- Mesas
- Cadeiras
- Painéis
- Plaquetas de identificação dos convidados
- Planta do espaço
- Extensões elétricas
- Garrafas de água

Duração: Variável
Contexto: intra ou extracurricular curricular (conforme calendário das visitas e horários das turmas)
Dinamizadores: Técnico do SPO,
                          Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de
                          orientação, se existentes
     Diretores de turma
     Professores acompanhantes das turmas


7ª sessão – Tomada de Decisão: apoio ao processo de matrícula

Objetivos: 
1.Prestar apoio no processo de operacionalização das escolhas relativas ao percurso escolar

Material: 


- Computador com acesso à Internet
- Plataforma digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2   

Outras fontes:
- Acesso ao ensino superior: http://www.dges.mec.pt/guias/
- Profissões:
      - Plataforma de Profissões - Design the Future - http://designthefuture.pt/ 
      - Guia das Profissões
       - Cidade das Profissões - http://cdp.portodigital.pt/
 - Cursos Científico-Humanísticos (matriz curricular)

Duração: variável
Contexto: na formalização da matrícula
Dinamizadores: DT e secretário da respetiva turma
      Técnico do SPO
                           Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação,                               se existentes



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