Índice
Introdução
Objetivos gerais
Sessões do Programa Após o 9º ano “9ºano...e agora?"
- Sessão 0 – Divulgação do programa
Introdução
Objetivos gerais
Sessões do Programa Após o 9º ano “9ºano...e agora?"
- Sessão 0 – Divulgação do programa
- 1ª Sessão –
Exploração do Sistema Educativo e Formativo
- 2ª Sessão -
Autoexploração Escolar e Profissional
- 3ª Sessão –
Autoexploração/ Tomada de decisão vocacional
- 4ª Sessão – Eu e a
Indecisão (Autoacesso)
- 5ª Sessão – Promoção
de Competências de Entrevista a Profissionais e Alunos
- 6ª Sessão – Participação
em Mostras/Fóruns de Profissões e Cursos
- 7ª Sessão – Tomada de Decisão: apoio ao
processo de matrículas
Introdução
A orientação vocacional deve ser encarada como um processo que promove a aquisição dos conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para lidar, ao longo da vida, com os acontecimentos, com as mudanças e com as transições da carreira. Este processo, visa o ensino e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos úteis, quer em situações de tomada de decisão, quer em situações de adaptação a contextos de trabalho, ou ainda a capacidade de evoluir no seu papel de profissional.
A orientação vocacional deve ser encarada como um processo que promove a aquisição dos conhecimentos, atitudes e comportamentos necessários para lidar, ao longo da vida, com os acontecimentos, com as mudanças e com as transições da carreira. Este processo, visa o ensino e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos úteis, quer em situações de tomada de decisão, quer em situações de adaptação a contextos de trabalho, ou ainda a capacidade de evoluir no seu papel de profissional.
A adolescência é pois uma das fases mais adequadas ao estudo do comportamento vocacional e do desenvolvimento da carreira, sendo uma fase de crescimento, em que o desenvolvimento vocacional sofre uma aceleração significativa. É entre os 15 e os 24 anos, no estádio da Exploração, que ocorre um incremento da consciência das características pessoais, bem como o ensaio de novos papéis, quer ao nível da imaginação, quer da realidade (Super, 1957 cit in Taveira, 2005). Seguindo esta linha de pensamento, os programas de orientação vocacional devem pois conceder aos alunos, o direito e reconhecimento da sua capacidade para tomar decisões e para elaborar planos para o seu futuro.
Este programa, a decorrer no 2º e 3º período, tem como público-alvo os alunos finalistas do 9ºano do ensino geral ou alternativo.
Objetivos gerais
Promover o desenvolvimento vocacional;
Promover a exploração vocacional e a definição de um projeto escolar e profissional;
Promover o autoconhecimento através de processos autoexploratórios;
Promover o conhecimento geral sobre o acesso ao ensino superior;
Promover o conhecimento geral sobre o mercado de trabalho;
Consciencializar para a tomada de decisão vocacional em fase de transição escolar.
Objetivos:
1 Divulgar o programa “9º ano… e agora?” junto dos coordenadores de DT,
diretores de turma, Pais e Encarregados de Educação;
2 Planificação e calendarização das sessões
Duração: variável
Contexto: extra ou intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Contexto: extra ou intracurricular
Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Docente(s) de
Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação, se
existentes
Objetivos:
1. Promover o conhecimento sobre o sistema educativo e formativo português. 2. Promover nos alunos a identificação com um tipo de curso/percurso (aceitar uma posição de indecisão entre um ou outro tipo de curso/percurso); 3. Promover nos alunos a identificação e integração num subgrupo de trabalho, conforme pretendam: Grupo 1: Acesso ao Ensino Superior após conclusão do 12ºano; Grupo 2: Indecisão entre acesso ao ensino superior ou trabalhar após conclusão do 12ºano e Grupo 3. Ingresso no mercado de trabalho após conclusão do 12ºano (roleplyaing: CCH com 12º ano concluído; CP com 12º ano concluído; CP com frequência de 3 anos e módulos em atraso). 4. Promover o conhecimento sobre a estrutura dos cursos do ensino secundário – cientifico-humanísticos, profissionais e do ensino artístico e especializado. 5. Promover o conhecimento geral sobre o acesso ao ensino superior e provas de ingresso, estabelecendo a devida associação ao percurso curricular do ensino secundário.
Variante 2 –
Percursos Alternativos
1. Promover
nos alunos a identificação e integração num subgrupo de trabalho, conforme
pretendam: Grupo 1: Acesso ao Ensino Superior/CET/CTESP após conclusão do
12ºano; Grupo 2: Indecisão entre acesso ao ensino superior/CET/CTESP ou
trabalhar após conclusão do 12ºano e Grupo 3: Ingresso no mercado de trabalho
após conclusão do 12ºano (Roleplaying CV: Conclusão 100% dos módulos; Conclusão
de 70% dos módulos; Conclusão de menos de 70%).
2. Promover o conhecimento sobre a estrutura dos cursos do ensino secundário – cientifico-humanísticos, profissionais, vocacionais, aprendizagem. 3. Promover o conhecimento geral sobre o prosseguimento de estudos no ensino superior/ CET/CTESP e provas de ingresso, estabelecendo a devida associação ao percurso curricular do ensino secundário, conforme características e interesses da turma.
2ª sessão – Auto-exploração escolar e profissional Objetivos:
1. Acionar as atividades de exploração de cada um dos três subgrupos de
trabalho.
2. Promover um papel ativo na exploração vocacional e no planeamento de projeto escolar e profissional; 3. Relacionar percursos formativos e áreas de atividades profissionais; 4. Relacionar planos curriculares e provas de ingresso ao ensino superior; 5. Explorar informação geral sobre o mercado de trabalho e atividades profissionais; 6. Favorecer a tomada de decisão vocacional relativamente ao percurso a ingressar no ensino secundário
3ª sessão – Auto-exploração/ Tomada de decisão Vocacional Objetivos: 2. Relacionar percursos formativos e áreas de atividades profissionais; 3. Relacionar planos curriculares e provas de ingresso ao ensino superior; 4. Explorar informação geral sobre o mercado de trabalho e atividades profissionais; 5. Favorecer a tomada de decisão vocacional relativamente ao percurso a ingressar no ensino secundário.
Material:
- Computadores com acesso à Internet
- Projetor
- Atividade de autoexploração (folha A3)
- Registo
final de opções
- Plataforma
digital do SPO: https://spo-ana-susana.blogspot.pt/
- Sistema Educativo e Formativo Português 1 e 2
Outras
fontes:
- Guia das Profissões
Oferta formativa local: Escolas
Secundárias, Profissionais, Ensino Artístico Especializado,e outras
Duração: 90
minutos
Contexto: intracurricular ou no remanescente do DT Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Objetivos:
1. Prestar apoio a situações de indecisão vocacional e/ou
concluir atividades de auto-exploração ainda em curso
2. Promover a tomada de decisão vocacional e favorecer a planificação do respetivo projeto escolar e profissional
Material:
- Outros: utilizados nas sessões 2ª e 3ª- Computador com acesso à Internet
Duração: variável
Contexto: extracurricular, em regime de auto acesso Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
5ª sessão – Promoção de Competências
de Entrevista a Profissionais e Alunos
Objetivos:
1. Promover competências de exploração ativa em contexto de Mostras ou Fóruns
Vocacionais, e/ou de Visita a contextos de trabalho ou de ensino
Material: - Computadores com acesso à Internet
- Guião de
entrevista a um profissional
- Guião de entrevista a um aluno do ensino secundário - Dicas para realizar uma entrevista Duração: 90 minutos Contexto: intracurricular ou no remanescente do DT Dinamizadores: Técnico(s) do SPO
Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de orientação, se existentes
6ª sessão –
Participação em Mostras/ Foruns de Profissões e Cursos
Objetivos:
1. Promover a exploração do meio escolar e o conhecimento das ofertas formativas locais
2. Promover o contato com representantes
de diversas áreas profissionais
3. Promover o contato com alunos finalistas de diversos percursos formativos do ensino secundário Recursos Humanos: - Representantes de diversas áreas profissionais; - Alunos (finalistas) do Ensino Secundário e Profissional - Alunos do 9º ano para constituir o grupo de receção aos convidados - Alunos finalistas do 12º ano para constituir o grupo de organização do espaço da Feira Recursos Materiais:
- Logística com espaço amplo
- Computadores com acesso à Internet - Projetor
- Mesas
- Cadeiras - Painéis - Plaquetas de identificação dos convidados - Planta do espaço - Extensões elétricas - Garrafas de água
Duração: Variável
Contexto: intra ou extracurricular curricular (conforme calendário das visitas e horários das turmas) Dinamizadores: Técnico do SPO,
Docente(s) de
Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções de
orientação, se
existentes
Diretores de turma
Professores
acompanhantes das turmas
7ª sessão – Tomada de Decisão: apoio ao processo de matrícula
Objetivos:
1.Prestar apoio no processo de operacionalização das escolhas relativas ao percurso escolar Material: - Computador com acesso à Internet
Outras
fontes:
- Guia das Profissões
- Cursos
Científico-Humanísticos (matriz curricular)
Duração: variável
Contexto: na formalização da matrícula Dinamizadores: DT e secretário da respetiva turma
Técnico do SPO
Docente(s) de Gabinetes de Apoio ao Aluno com funções
de orientação, se existentes
|
Sem comentários:
Enviar um comentário